Desde que a Conmebol anunciou que a final da Libertadores seria disputada em jogo único, a expectativa pelo confronto entre Flamengo e River Plate só aumentou. Mesmo com a partida sendo realizada em Lima, no Peru, a torcida rubro-negra invadiu as ruas do Rio de Janeiro para acompanhar o embarque da equipe para a decisão.

De um lado, temos o Flamengo, que montou um verdadeiro esquadrão para conquistar a América. Comandado pelo técnico português Jorge Jesus, o Rubro-Negro possui um elenco repleto de estrelas e vem jogando um futebol que encanta a torcida. Na fase de grupos, a equipe carioca somou 10 pontos em 18 possíveis, avançando em segundo lugar atrás do Peñarol.

Na fase mata-mata, o Flamengo mostrou sua força ao eliminar times tradicionais como Emelec, Internacional e Grêmio. Nas semifinais, o Rubro-Negro conquistou uma vitória expressiva por 5 a 0 sobre o Gremio, em pleno Maracanã, consolidando-se como um dos grandes favoritos ao título.

Do outro lado, temos o River Plate, atual campeão da Libertadores. A equipe argentina chega à final com moral após eliminar Boca Juniors e Cerro Porteño nas quartas de final e nas semifinais, respectivamente. Na fase de grupos, o River Plate somou 10 pontos em 18 possíveis, avançando em segundo lugar atrás do Flamengo.

Comandado pelo técnico Marcelo Gallardo, o River Plate é uma equipe aguerrida e que sabe jogar decisões. Nas duas últimas edições da Libertadores, a equipe chegou à final e conquistou o título em ambas as vezes. Além disso, o River Plate já foi campeão da Libertadores quatro vezes e é um dos clubes mais vencedores da história da competição.

Mas afinal, quem é o favorito para essa final da Libertadores? É difícil apontar um favorito absoluto, já que ambas as equipes possuem suas virtudes e seus pontos fracos. O Flamengo é uma equipe que joga de forma ofensiva e tem um ataque poderoso, com jogadores como Gabigol, Bruno Henrique e Arrascaeta. Já o River Plate é um time mais defensivo, que sabe se fechar bem e explorar os contra-ataques.

No entanto, alguns fatores podem pesar a favor do Flamengo nessa final. O primeiro é o momento da equipe, que vem embalada por uma série de vitórias e jogando um futebol de alto nível. Além disso, o time rubro-negro tem Jorge Jesus no comando, um técnico experiente e que sabe como jogar decisões.

Outro fator que pode pesar a favor do Flamengo é a presença de sua torcida. Mesmo jogando fora de casa, o Rubro-Negro deve contar com o apoio maciço de seus torcedores, que prometem fazer uma grande festa nas arquibancadas do Estádio Monumental de Lima.

No entanto, é preciso lembrar que o River Plate é um time cascudo e que sabe como jogar decisões. A equipe argentina já mostrou sua força em outras oportunidades e tem jogadores experientes como Enzo Pérez, Nacho Fernández e Lucas Pratto.

Portanto, a final da Libertadores entre Flamengo e River Plate promete ser um grande espetáculo. O favoritismo pode até pender um pouco para o lado do Flamengo, mas é importante lembrar que tudo pode acontecer em uma decisão tão importante como essa. Agora, é só aguardar o dia 23 de novembro para conhecermos o grande campeão da Libertadores 2019.